BOTOX


Produto utilizado para atenuar rugas e linhas de expressão

O QUE É "BOTOX?"

A Toxina Botulínica, mais conhecida como Botox, é uma toxina extraída, originalmente da bactéria Clostridium botulinum, que tem como efeito paralisar a musculatura. Esse procedimento não é cirúrgico e é usado para rejuvenescer, principalmente, a região dos olhos e testa, atenuando as sombras de expressão. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e os “pés de galinha”, rugas que se formam na região dos olhos. Além do uso estético, o Botox pode ser utilizado para o uso terapêutico no tratamento de bexiga hiperativa, espasticidade disfuncional (rigidez muscular excessiva), distonias, espasmo hemifacial, hiperidrose, enxaqueca (migrânea crônica), estrabismo e blefaroespasmo. Quando se faz a aplicação de Botox no rosto ou em outras áreas, a toxina botulínica atua junto a receptores neuromusculares, impedindo a transmissão dos impulsos do neurônio para o músculo e com isso a sua contração, relaxando a musculatura. No tratamento para hiperidrose, por exemplo, o Botox impede o impulso nervoso que libera o suor das glândulas sudoríparas, que causa a suor excessivo.

O QUE O BOTOX NÃO FAZ?

O Botox não é indicado para as rugas nasogenianas, conhecidas como “bigode chinês”. Para esses casos, os melhores métodos são os de preenchimento.

EXISTEM RISCOS?

O Botox, assim como todo medicamento, é contraindicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias (ou ainda pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular) não devem ser tratados com a substância. Se for utilizada uma dose excessiva, pode haver certa perda de expressão, que será revertida com o tempo. Mas, se aplicada por profissionais competentes, esse risco é bem menor. O uso frequente da substância não provoca perda da expressão.

COMO É O PROCEDIMENTO?

A toxina é injetável - aplicada na terminação nervosa da região de tratamento - e geralmente se utilizam anestésicos tópicos antes da aplicação, o máximo que se sente são pequenas picadinhas de agulha. O procedimento não deixa cicatriz. Seguindo protocolos rigorosos de tratamento, em uma primeira aplicação, os serviços de bloqueio neuromuscular devem sempre se pautar pelo uso da "mínima dose efetiva" de toxina botulínica. Entretanto, o cálculo da dose a ser aplicada depende, necessariamente, da indicação e do tratamento a ser realizado.

E A RECUPERAÇÃO?

Imediatamente, após a aplicação de Botox, pode-se notar pequenas pápulas (elevações na pele) que normalizam em poucos minutos. Em alguns casos, pode-se atingir alguns vasinhos pequenos, levando a pequena equimose (hematoma), que pode durar alguns dias. Existem algumas recomendações que devem ser seguidas após a aplicação do Botox: evitar exposição ao sol, não realizar atividades físicas no dia da aplicação e não massagear a área tratada. Apesar de algumas pessoas pensarem o contrário, não há problemas em gesticular, sorrir e realizar outras expressões que são habituais.

QUANDO OS RESULTADOS SERÃO VISÍVEIS? E ELES SERÃO PERMANENTES?

Os resultados da aplicação do Botox em estética começam a ser notados no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação. A partir de então, os resultados permanecem estáveis pelo período aproximado de quatro a seis meses. No uso estético, os efeitos podem durar de três a quatro meses, mas há casos em que permanecem até seis meses. Para o tratamento do suor excessivo (hiperidrose), o tempo de duração fica em torno de 9 meses, sendo que alguns pacientes têm efeito residual por até um ano. Por ser um medicamento biológico, deve ser seguido um intervalo mínimo de três meses entre cada aplicação, considerando a mesma região tratada. Caso esse prazo não seja respeitado, pode se desenvolver uma resistência ao produto e o Botox perde seu efeito. Como os efeitos passam totalmente após alguns meses, fazem-se necessárias novas aplicações para que seja mantido o resultado.