BRAQUIOPLASTIA OU LIFTING BRAQUIAL

Retirada de excesso de pele e gordura dos braços

O QUE É “BRAQUIOPLASTIA”?

Oscilações no peso, envelhecimento e fatores hereditários podem fazer com que os braços fiquem com aparência flácida. O exercício pode fortalecer e melhorar o tônus muscular do braço, mas não trata o excesso de pele que perdeu elasticidade ou os tecidos subjacentes enfraquecidos e a gordura localizada. A parte inferior dos braços se torna flácida devido ao excesso de pele e gordura, e isso ocorre em pessoas que perderam muito peso (como após uma cirurgia bariátrica ou reeducação alimentar), ou em quem tem predisposição genética para flacidez, principalmente após o envelhecimento. A Braquioplastia (ou Lifting Braquial) é a cirurgia que retira esse excesso dos braços. Esse procedimento cirúrgico tem sido muito valorizado, pois melhora o contorno corporal. Além de reduzir o excesso de pele e de gordura entre a axila e o cotovelo, também remodela o braço, deixando-o com a pele mais lisa e com contornos suaves, resultando em uma aparência tonificada. Para que o paciente obtenha uma melhora na sua imagem, sem se aborrecer ou se arrepender, a cicatriz dessa cirurgia é na região interna do braço.

Estar muito acima do peso ou não estar em boas condições clínicas, como com infecção vigente, problema de coagulação, doença em algum órgão importante ou ter risco cirúrgico alto, conforme a presença e condições de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, entre outras, são fatores de risco. A medicina não é uma ciência exata e, portanto, todos os procedimentos possuem riscos de complicações em maior ou menor grau, dependendo da sua atual situação de saúde. Os riscos provenientes da Braquioplastia são apresentados e explicados em detalhes pelo cirurgião e a decisão de se submeter à cirurgia é pessoal. É você quem decide se os benefícios são aceitáveis mediante os riscos e complicações potenciais da cirurgia. Após a orientação e esclarecimento das dúvidas, você assinará o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter, ciente dos riscos ou complicações potenciais.

As cirurgias são agendadas com antecedência e confirmadas na véspera pela equipe de atendimento, que relembra os procedimentos pré-operatórios que devem ser realizados desde o dia anterior. No dia da cirurgia, você deve chegar no horário informado para que o processo de internação seja realizado com calma, pois é necessário o preenchimento de alguns documentos pertinentes. Após esse processo, você será direcionado às acomodações que já estarão preparadas. O procedimento começa com o auxílio da nossa equipe de enfermagem que irá prepará-lo e encaminhá-lo para o centro cirúrgico, onde são realizadas as orientações e tiradas fotos pré-operatórias. Para seu conforto, o início se dá com sedação administrada pela equipe de anestesistas. O procedimento pode ser feito com anestesia local e sedação ou anestesia geral, principalmente quando ela é associada a outras plásticas, como Abdominoplastia ou Mamoplastia. Com o processo anestésico concluído, inicia-se a cirurgia que irá realizar incisão para a remoção do excesso de gordura e pele dos braços. No transcorrer do ato operatório, também são restaurados os retalhos remanescentes, devolvendo aos braços um contorno mais adequado. As incisões são fechadas com suturas absorvíveis, ou seja, os pontos que serão removidos dentro de duas semanas após a cirurgia. Quando é feito somente o lifting da pele, a cirurgia pode demorar apenas duas horas. A conclusão do procedimento ocorre com a sutura da incisão cirúrgica. Logo em seguida, você será encaminhado à sala de recuperação anestésica.

Dada saída do centro cirúrgico, você será encaminhado para a sala de recuperação, onde iremos monitorá-lo até que os efeitos da anestesia tenham encerrado. Lá você receberá alta da nossa equipe médica para que possa ser encaminhado ao quarto, onde será acompanhado e assistido pela nossa equipe de enfermagem até a sua alta de internação, que geralmente dura um dia. Mediante alta, você será direcionado à nossa equipe de atendimento, onde receberá informações de como cuidar do local da cirurgia, e quais os medicamentos que devem ser aplicados na cicatriz e tomados via oral ou venoso, dependendo do caso. Será também agendada a data de seu retorno para retirada dos pontos e acompanhamento da evolução do pós-operatório. Os procedimentos e medicamentos receitados pelo cirurgião devem ser seguidos corretamente, a fim de que ajudem no processo de cicatrização e redução dos riscos de infecções e complicações. É indicada uma semana de repouso e muitos cuidados são necessários no pós-operatório: o paciente deve ficar sem levantar os braços por 21 dias. É preciso usar malha elástica compressiva na região durante um mês, evitar pegar peso, não fazer movimentos bruscos com os braços e não levantá-los nas primeiras semanas. Exercícios físicos em geral devem ser evitados por 21 dias, e exercícios específicos só podem ser feitos após dois meses. Enquanto não estiver findado o processo de regeneração, é importante proteger bem a cicatriz dos raios solares para evitar que ela escureça, isso pode ser feito cobrindo os braços ou usando protetores solares.

Os contornos mais suaves que resultam da Braquioplastia são visíveis imediatamente após o procedimento, embora os resultados iniciais sejam um pouco obscurecidos pelo inchaço e hematomas. O resultado dessa cirurgia é um contorno corporal mais bonito nessa região do corpo, com menor flacidez e aspecto de pele mais firme. A manutenção do resultado depende de você manter peso estável e boa forma, do seu tipo de pele e de características hereditárias. Como o corpo envelhece, é natural perder certa firmeza com o passar do tempo.