NINFOPLASTIA OU CIRURGIA ÍNTIMA


Redução dos pequenos lábios vaginais

O QUE É "NINFOPLASTIA"?

Durante a puberdade, as mulheres podem ter um desenvolvimento anormal dos pequenos lábios vaginais, adquirindo tamanho desproporcional, que por vezes tornam-se maiores que os grandes lábios. Além do desconforto estético pelo tamanho excessivo, o problema pode causar danos de ordem funcional, dificultando a higiene, a ventilação do local e trazendo incômodo durante as relações sexuais. A Ninfoplastia, também conhecida como cirurgia íntima, é a cirurgia plástica de redução dos pequenos lábios vaginais. Esse procedimento cirúrgico é responsável pela retirada do excesso de mucosa do local e por devolver o aspecto natural da genitália feminina.

EXISTEM RISCOS?

Estar muito acima do peso ou não estar em boas condições clínicas, como com infecção vigente, problema de coagulação, doença em algum órgão importante ou ter risco cirúrgico alto, conforme a presença e condições de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, entre outras, são fatores de risco. A medicina não é uma ciência exata e, portanto, todos os procedimentos possuem riscos de complicações em maior ou menor grau, dependendo da sua atual situação de saúde. Os riscos provenientes da Ninfoplastia são apresentados e explicados em detalhes pelo cirurgião e a decisão de se submeter à cirurgia é pessoal. É você quem decide se os benefícios são aceitáveis mediante os riscos e complicações potenciais da cirurgia. Após a orientação e esclarecimento das dúvidas, você assinará o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter, ciente dos riscos ou complicações potenciais. A sensibilidade do clitóris, responsável pela maior parte da sensibilidade sexual da mulher, não é alterada, visto que em nenhum momento do procedimento há manipulação do mesmo. Vale ressaltar também que a Ninfoplastia não altera em nada uma possível gravidez, nem o parto.

COMO É A CIRURGIA?

As cirurgias são agendadas com antecedência e confirmadas na véspera pela equipe de atendimento, que relembra os procedimentos pré-operatórios que devem ser realizados desde o dia anterior. No dia da cirurgia, você deve chegar no horário informado para que o processo de internação seja realizado com calma, pois é necessário o preenchimento de alguns documentos pertinentes. Após esse processo, você será direcionada às acomodações que já estarão preparadas. O procedimento começa com o auxílio da nossa equipe de enfermagem que irá prepará-lo e encaminhá-lo para o centro cirúrgico, onde são realizadas as orientações e tiradas fotos pré-operatórias. Para seu conforto, o início se dá com sedação administrada pela equipe de anestesistas. A anestesia é local com sedação. Com o processo anestésico concluído, inicia-se a cirurgia que irá reduzir os pequenos lábios vaginais. O processo todo dura em torno de uma hora e é bem simples. Logo após o término, você será encaminhada à sala de recuperação anestésica.

E A RECUPERAÇÃO?

Dada saída do centro cirúrgico, você será encaminhada para a sala de recuperação, onde iremos monitorá-la até que os efeitos da anestesia tenham encerrado. Lá você receberá alta da nossa equipe médica para que possa ser encaminhada ao quarto, onde será acompanhada e assistida pela nossa equipe de enfermagem até a sua alta de internação, que geralmente ocorre no mesmo dia. Mediante alta, você será direcionada à nossa equipe de atendimento, onde receberá informações de como cuidar do local da cirurgia, e quais os medicamentos que devem ser aplicados na cicatriz e tomados via oral ou venoso, dependendo do caso. Será também agendada a data de seu retorno para retirada dos pontos e acompanhamento da evolução do pós-operatório. Os procedimentos e medicamentos receitados pelo cirurgião devem ser seguidos corretamente, a fim de que ajudem no processo de cicatrização e redução dos riscos de infecções e complicações. A sutura é feita com fios absorvíveis, ou seja, não precisa tirar os pontos, pois eles caem sozinhos. O pós-operatório da redução dos pequenos lábios não costuma ser doloroso, haverá apenas um desconforto, principalmente devido ao inchaço local, mas sem dores intensas. É importante seguir um repouso por pelo menos 3 dias, e o retorno às atividades físicas deve ocorrer apenas após um mês da cirurgia, com atividades menos intensas e sem grandes esforços. As relações sexuais devem ser evitadas por pelo menos 21 dias, para que o retorno seja sem traumatismos e com uma boa lubrificação da genitália.

QUANDO OS RESULTADOS SERÃO VISÍVEIS? E ELES SERÃO PERMANENTES?

Após dois meses do procedimento cirúrgico, já se obtém bons resultados e permanentes. É importante lembrar que toda cirurgia em que é realizada uma ressecção (redução de alguma estrutura), deixa cicatriz. Porém, a cicatriz nos pequenos lábios vaginais fica pouco perceptível, devido ao tipo de pele do local.