RINOPLASTIA


Cirurgia do nariz

O QUE É "RINOPLASTIA"?

Por ter estrutura complexa, o nariz apresenta uma grande variação entre raças e indivíduos. Enquanto o formato do seu nariz é geralmente o resultado de hereditariedade, a aparência pode ter sido alterada por lesão ou cirurgia prévia. A Rinoplastia visa melhorar a estrutura nasal através de atuações em osso e cartilagens, buscando maior proporcionalidade entre o nariz e os traços do rosto, preservando as funções respiratórias, além de reformar a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial e reparando a autoestima. Esse processo cirúrgico também pode corrigir dificuldade respiratória causada por anormalidades estruturais no nariz, como septoplastia e turbenectomia. A Rinoplastia pode mudar: o tamanho do nariz em relação às demais estruturas faciais, a largura do dorso nasal, o perfil do nariz, a ponta do nariz (que pode ser grande, caída ou muito arrebitada), narinas grandes, largas ou arrebitadas, assimetria nasal e desvio.

O QUE A RINOPLASTIA NÃO FAZ?

Como cada paciente tem uma genética própria, não é possível escolher um nariz que se pretende ter, comparando ao nariz de outra pessoa. O intuito da Rinoplastia é corrigir e aperfeiçoar a estrutura nasal do próprio paciente.

COMO É A CIRURGIA?

As cirurgias são agendadas com antecedência e confirmadas na véspera pela equipe de atendimento, que relembra os procedimentos pré-operatórios que devem ser realizados desde o dia anterior. No dia da cirurgia, você deve chegar no horário informado para que o processo de internação seja realizado com calma, pois é necessário o preenchimento de alguns documentos pertinentes. Após esse processo, você será direcionado às acomodações que já estarão preparadas. O procedimento começa com o auxílio da nossa equipe de enfermagem que irá prepará-lo e encaminhá-lo para o centro cirúrgico, onde são realizadas as orientações e tiradas fotos pré-operatórias. Para seu conforto, o início se dá com sedação administrada pela equipe de anestesistas. Geralmente, a anestesia é local com sedação. Com o processo anestésico concluído, inicia-se a cirurgia que irá realizar a correção do nariz. A Rinoplastia é realizada por procedimento fechado, em que as incisões são escondidas no interior do nariz, ou por procedimento aberto, onde é feita uma incisão através da columela, faixa estreita de tecido que separa as narinas. Através dessas incisões, os tecidos moles que cobrem o nariz são cuidadosamente levantados, permitindo o acesso para remodelar a estrutura do nariz. A cirurgia do nariz pode reduzir ou aumentar as estruturas nasais com o uso de cartilagem enxertada de outras áreas de seu corpo. Mais comumente, partes da cartilagem do septo são usadas para esse propósito. Algumas vezes, pode ser usada parte da cartilagem da orelha ou parte da cartilagem da costela. Uma vez que a estrutura subjacente do nariz é esculpida na forma desejada, a pele e o tecido nasal são acomodados e as incisões fechadas. Incisões adicionais podem ser feitas nos sulcos naturais das narinas para alterar o seu tamanho. Após a finalização do procedimento, uma espécie de gesso, tampão interno e curativo serão colocados no nariz para apoiar e proteger as novas estruturas durante a cicatrização inicial. Logo em seguida, você será encaminhado à sala de recuperação anestésica.

E A RECUPERAÇÃO?

Dada saída do centro cirúrgico, você será encaminhado para a sala de recuperação, onde iremos monitorá-lo até que os efeitos da anestesia tenham encerrado. Lá você receberá alta da nossa equipe médica para que possa ser encaminhado ao quarto, onde será acompanhado e assistido pela nossa equipe de enfermagem até a sua alta de internação, que geralmente dura um dia. Mediante alta, você será direcionado à nossa equipe de atendimento, onde receberá informações de como cuidar do local da cirurgia, e quais os medicamentos que devem ser aplicados na cicatriz e tomados via oral ou venoso, dependendo do caso. Será também agendada a data de seu retorno para retirada dos pontos e acompanhamento da evolução do pós-operatório. Os procedimentos e medicamentos receitados pelo cirurgião devem ser seguidos corretamente, a fim de que ajudem no processo de cicatrização e redução dos riscos de infecções e complicações. É necessária a utilização de um curativo de gesso acrílico por 7 dias e outro de fita adesiva por mais 7 dias. É comum ocorrer na face edema (inchaço) e equimose (manchas vermelhas), que geralmente regridem em até 21 dias. Um edema residual persiste por até 6 meses, sendo notado pelo como um endurecimento da ponta nasal. Qualquer trauma no nariz deve ser evitado por 2 meses depois da cirurgia, pois, como às vezes é feita a fratura dos ossos nasais, um trauma pode levar ao deslocamento dos ossos. Deve-se evitar calor (sol, banhos e ambientes quentes, etc).

QUANDO OS RESULTADOS SERÃO VISÍVEIS? E ELES SERÃO PERMANENTES?

Uma espécie de gesso e tampão internos dão sustentação ao nariz à medida que a cirurgia começa a cicatrizar, por aproximadamente uma semana. Enquanto o inchaço inicial diminui dentro de algumas semanas, pode levar de 6 meses a um ano para o novo contorno nasal ser redefinido completamente. Durante esse período, você perceberá mudanças graduais na aparência de seu nariz. O inchaço pode aparecer e desaparecer e ser um pouco pior pela manhã, durante o primeiro ano pós-cirúrgico.