MAMOPLASTIA REDUTORA

Cirurgia de diminuição do volume das mamas

O QUE É "MAMOPLASTIA REDUTORA"?

Seios excessivamente grandes podem causar, em algumas mulheres, problemas emocionais e de saúde. O peso do tecido mamário em excesso pode prejudicar sua capacidade de levar uma vida ativa. O desconforto emocional e o autoconhecimento, muitas vezes, associados a seios grandes e caídos, é um sério problema, pois podem causar desconforto e dor. A cirurgia de redução de mama consiste em remover o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele para atingir um tamanho de mama proporcional com o seu corpo e aliviar vários problemas.

Estar muito acima do peso ou não estar em boas condições clínicas, como com infecção vigente, problema de coagulação, doença em algum órgão importante ou ter risco cirúrgico alto, conforme a presença e condições de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, entre outras, são fatores de risco. A medicina não é uma ciência exata e, portanto, todos os procedimentos possuem riscos de complicações em maior ou menor grau, dependendo da sua atual situação de saúde. Os riscos provenientes da Mamoplastia Redutora são apresentados e explicados em detalhes pelo cirurgião e a decisão de se submeter à cirurgia é pessoal. É você quem decide se os benefícios são aceitáveis mediante os riscos e complicações potenciais da cirurgia. Após a orientação e esclarecimento das dúvidas, você assinará o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter, ciente dos riscos ou complicações potenciais.

As cirurgias são agendadas com antecedência e confirmadas na véspera pela equipe de atendimento, que relembra os procedimentos pré-operatórios que devem ser realizados desde o dia anterior. No dia da cirurgia, você deve chegar no horário informado para que o processo de internação seja realizado com calma, pois é necessário o preenchimento de alguns documentos pertinentes. Após esse processo, você será direcionada às acomodações que já estarão preparadas. O procedimento começa com o auxílio da nossa equipe de enfermagem que irá prepará-la e encaminhá-la para o centro cirúrgico, onde são realizadas as orientações e tiradas fotos pré-operatórias. Para seu conforto, o início se dá com sedação administrada pela equipe de anestesistas. Geralmente, a anestesia é geral, podendo ser usada anestesia local com sedação ou peridural. Com o processo anestésico concluído, inicia-se a cirurgia que irá remover o excesso de gordura, do tecido glandular e de pele das mamas, através de incisões nos seios. Em alguns casos, o excesso de gordura pode ser removido através de Lipoaspiração. Após a incisão, o mamilo (que permanece com seu suprimento sanguíneo original) é reposicionado. A aréola é reduzida através da excisão de pele no perímetro, se necessário. Tecido mamário subjacente é reduzido, levantado e modelado. Ocasionalmente, em casos de seios extremamente grandes e pendentes, o mamilo e a aréola podem precisar ser removidos e transplantados para posição mais alta no seio (mamilo enxerto livre). Para fechar as incisões, aproximam-nas para remodelar a mama, agora, em menor tamanho. As suturas são realizadas em camadas profundas dentro do tecido mamário para criar e sustentar os seios; suturas, adesivos, pele e/ou fita cirúrgica podem fechar a pele. Logo em seguida, você será encaminhada à sala de recuperação anestésica.

Após a cirurgia, serão realizados curativos sobre as incisões e uma bandagem elástica ou sutiã podem ser usados para minimizar o inchaço e sustentar os seios. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular, facilitando assim a cicatrização e a recuperação mais rápida. Dada saída do centro cirúrgico, você será encaminhada para a sala de recuperação, onde iremos monitorá-la até que os efeitos da anestesia tenham encerrado. Lá você receberá alta da nossa equipe médica para que possa ser encaminhada ao quarto, onde será acompanhada e assistida pela nossa equipe de enfermagem até a sua alta de internação, que geralmente dura um dia. Mediante alta, você será direcionada à nossa equipe de atendimento, onde receberá informações de como cuidar do local da cirurgia, e quais os medicamentos que devem ser aplicados na cicatriz e tomados via oral ou venoso, dependendo do caso. Será também agendada a data de seu retorno para retirada dos pontos e acompanhamento da evolução do pós-operatório. Os procedimentos e medicamentos receitados pelo cirurgião devem ser seguidos corretamente, a fim de que ajudem no processo de cicatrização e redução dos riscos de infecções e complicações. Deve-se evitar esforços por pelo menos 30 dias e evitar levantar os braços nos primeiros 21 dias. Deve-se, também, usar um sutiã cirúrgico por aproximadamente um mês e meio, dependendo da orientação médica. A prática de esportes poderá ser retomada somente após dois meses.

O inchaço pós-cirúrgico logo diminui e os resultados são imediatamente visíveis, e o resultado final é alcançado entre 6 meses e 1 ano. As cicatrizes são permanentes, mas, na maioria dos casos, tendem a melhorar significativamente ao longo do tempo. O novo tamanho da mama ajudará a aliviar a dor e as limitações físicas existentes previamente à cirurgia. A mama mais proporcional poderá melhorar sua autoestima e autoconfiança. No entanto, é importante saber que os resultados desse procedimento não são permanentes. Ao longo do tempo, seus seios podem mudar devido ao envelhecimento, às oscilações de peso, aos fatores hormonais e à gravidade.