MENTOPLASTIA OU PRÓTESE DE MENTO

Cirurgia do queixo

O QUE É "MENTOPLASTIA"?

O queixo constitui um dos principais pontos de referência no estudo estético da face. O queixo ideal deverá observar um posicionamento dentro de certos limites estéticos, fazendo um conjunto harmônico juntamente com outros setores como o nariz, olhos, boca, etc. Poderá se apresentar em posição mais avançada ou mais retraída, em relação ao seu posicionamento ideal. O contorno do mento exerce grande influência no perfil da face, juntamente com o nariz. A Mentoplastia é a cirurgia plástica do mento (queixo), e tem como objetivo avançar, retrair, elevar ou abaixar projeção do queixo. Essa cirurgia visa harmonizar as unidades estéticas da face, proporcionando um melhor equilíbrio de sua fisionomia, mantendo suas características individuais. É possível que seja realizada a Mentoplastia para diminuir a região do mento, bem como para avançá-la, assim como para a correção da forma e a cirurgia plástica para eliminar desvios ou deformidades específicas. Há também a cirurgia que faz uso de materiais aloplásticos ou silicone para a produção de próteses.

Estar muito acima do peso ou não estar em boas condições clínicas, como com infecção vigente, problema de coagulação, doença em algum órgão importante ou ter risco cirúrgico alto, conforme a presença e condições de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, entre outras, são fatores de risco. A medicina não é uma ciência exata e, portanto, todos os procedimentos possuem riscos de complicações em maior ou menor grau, dependendo da sua atual situação de saúde. Os riscos provenientes da Mentoplastia são apresentados e explicados em detalhes pelo cirurgião e a decisão de se submeter à cirurgia é pessoal. É você quem decide se os benefícios são aceitáveis mediante os riscos e complicações potenciais da cirurgia. Após a orientação e esclarecimento das dúvidas, você assinará o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter, ciente dos riscos ou complicações potenciais.

As cirurgias são agendadas com antecedência e confirmadas na véspera pela equipe de atendimento, que relembra os procedimentos pré-operatórios que devem ser realizados desde o dia anterior. No dia da cirurgia, você deve chegar no horário informado para que o processo de internação seja realizado com calma, pois é necessário o preenchimento de alguns documentos pertinentes. Após esse processo, você será direcionado às acomodações que já estarão preparadas. O procedimento começa com o auxílio da nossa equipe de enfermagem que irá prepará-lo e encaminhá-lo para o centro cirúrgico, onde são realizadas as orientações e tiradas fotos pré-operatórias. Para seu conforto, o início se dá com sedação administrada pela equipe de anestesistas. Geralmente, a anestesia é local com sedação. Com o processo anestésico concluído, inicia-se a cirurgia, que pode ser feita através de cortes internos na boca, sem cicatrizes externas. A pele é descolada e um corte é feito no osso para que ele possa ser reposicionado e fixado. No final, a pele se acomoda à nova estrutura. Raramente é necessária a utilização de enxertos de osso da própria pessoa. Quando a cirurgia é feita para a implantação de prótese, a incisão é realizada na gengiva do lábio inferior. Logo após o procedimento cirúrgico, você será encaminhado à sala de recuperação anestésica.

Dada saída do centro cirúrgico, você será encaminhado para a sala de recuperação, onde iremos monitorá-lo até que os efeitos da anestesia tenham encerrado. Lá você receberá alta da nossa equipe médica para que possa ser encaminhado ao quarto, onde será acompanhado e assistido pela nossa equipe de enfermagem até a sua alta de internação, que geralmente dura apenas um dia. Mediante alta, você será direcionado à nossa equipe de atendimento, onde receberá informações de como cuidar do local da cirurgia, e quais os medicamentos que devem ser aplicados na cicatriz e tomados via oral ou venoso, dependendo do caso. Será também agendada a data de seu retorno para retirada dos pontos e acompanhamento da evolução do pós-operatório. Os procedimentos e medicamentos receitados pelo cirurgião devem ser seguidos corretamente, a fim de que ajudem no processo de cicatrização e redução dos riscos de infecções e complicações. O pós-operatório da Mentoplastia costuma ser tranquilo e pouco doloroso. É comum um pouco de dor somente nos dois primeiros dias. Durante a recuperação, deve-se evitar friagem, sol, alimentos muito aquecidos ou muito frios e alimentos sólidos que exijam mastigação intensa. O paciente poderá retornar ao trabalho e às atividades normais em cerca de três a quarto dias, mas é importante evitar atividades físicas por cerca de três semanas.

Os resultados da Mentoplastia farão grande diferença na qualidade de vida, na capacidade de respirar, de comer e de falar. Essa cirurgia torna possível uma melhor aparência e a harmonia facial. A forma do queixo tem uma influência notável sobre a aparência geral da face e do pescoço. Sendo assim, os resultados da Mentoplastia são visíveis imediatamente.