EXÉRESE DE LESÃO DE PELE

Cirurgia para retirada de lesões

O QUE É “EXÉRESE”?

As lesões que forem suspeitas, ou seja, aquelas que têm potencial de virar um câncer de pele, devem ser removidas através de uma pequena cirurgia. Chamamos de Exérese Excisional, onde é retirada toda a lesão. Caso ela seja grande demais e corra risco de ficar com uma cicatriz muito visível, primeiro se opta por fazer uma biopsia incisional, onde se retira somente parte da lesão, aguardando o diagnóstico para se programar o tratamento. O Exérese de Lesão de Pele é o procedimento cirúrgico utilizado para remover lesões de pele benignas ou malignas.

Estar muito acima do peso ou não estar em boas condições clínicas, como com infecção vigente, problema de coagulação, doença em algum órgão importante ou ter risco cirúrgico alto, conforme a presença e condições de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, entre outras, são fatores de risco. A medicina não é uma ciência exata e, portanto, todos os procedimentos possuem riscos de complicações em maior ou menor grau, dependendo da sua atual situação de saúde. Os riscos provenientes da Exérese de Lesão de Pele são apresentados e explicados em detalhes pelo cirurgião e a decisão de se submeter à cirurgia é pessoal. É você quem decide se os benefícios são aceitáveis mediante os riscos e complicações potenciais da cirurgia. Após a orientação e esclarecimento das dúvidas, você assinará o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter, ciente dos riscos ou complicações potenciais.

As cirurgias são agendadas com antecedência e confirmadas na véspera pela equipe de atendimento, que relembra os procedimentos pré-operatórios que devem ser realizados desde o dia anterior. No dia da cirurgia, você deve chegar no horário informado para que o processo de internação seja realizado com calma, pois é necessário o preenchimento de alguns documentos pertinentes. Após esse processo, você será direcionado às acomodações que já estarão preparadas. O procedimento começa com o auxílio da nossa equipe de enfermagem que irá prepará-la e encaminhá-la para o centro cirúrgico, onde são realizadas as orientações pré-operatórias. Para seu conforto, o início se dá com sedação administrada pela equipe de anestesistas. Geralmente, a anestesia é local. Com o processo anestésico concluído, inicia-se a cirurgia que irá remover a lesão da pele. A incisão é feita com bisturi ao redor da lesão, onde deve-se deixar uma margem de segurança para que seja retirada por completa a lesão. O cirurgião já pensando em um diagnóstico, saberá qual é esta margem de segurança, uma vez que cada lesão em especial possui a sua. Aí essa lesão é dissecada e removida. Após a retirada, é feita a hemostasia, ou seja, o sangramento é contido. Após o término do processo cirúrgico, você será encaminhado à sala de recuperação anestésica.

Dada saída do centro cirúrgico, você será encaminhado para a sala de recuperação, onde iremos monitorá-lo até que os efeitos da anestesia tenham encerrado. Lá você receberá alta da nossa equipe médica para que possa ser encaminhado ao quarto, onde será acompanhado e assistido pela nossa equipe de enfermagem até a sua alta de internação, que geralmente dura um dia. Mediante alta, você será direcionado à nossa equipe de atendimento, onde receberá informações de como cuidar do local da cirurgia, e quais os medicamentos que devem ser aplicados na cicatriz e tomados via oral ou venoso, dependendo do caso. Será também agendada a data de seu retorno para retirada dos pontos e acompanhamento da evolução do pós-operatório. Os procedimentos e medicamentos receitados pelo cirurgião devem ser seguidos corretamente, a fim de que ajudem no processo de cicatrização e redução dos riscos de infecções e complicações.