MAMOPLASTIA DE AUMENTO

Cirurgia de aumento das mamas

O QUE É "MAMOPLASTIA DE AUMENTO"?

Também conhecida como Cirurgia de Aumento de Mama ou Prótese Mamária, a Mamoplastia de Aumento utiliza implantes para dar volume aos seios ou restaurar o volume mamário perdido após perda de peso ou gravidez. Durante algum tempo, especulou-se que a prótese de silicone poderia trazer prejuízo à saúde da mulher (câncer de mama, doenças reumática, etc). Porém, após extensos estudos realizados pelos Estados Unidos, ficou comprovada a inexistência desses malefícios. Esse procedimento é indicado para aumentar o tamanho e projeção dos seios. Os implantes também podem ser utilizados para reconstruir a mama após a mastectomia (remoção da mama através de uma cirurgia indicada para mulheres diagnosticadas com câncer de mama) ou lesão.

O QUE A MAMOPLASTIA DE AUMENTO NÃO FAZ?

A Mamoplastia de Aumento não corrige seios severamente caídos. Se você deseja um resultado que corrija a flacidez, o procedimento de elevação da mama pode ser realizado ao mesmo tempo que o aumento de mama ou, então, pode ser necessária uma segunda cirurgia.

Estar muito acima do peso ou não estar em boas condições clínicas, como com infecção vigente, problema de coagulação, doença em algum órgão importante ou ter risco cirúrgico alto, conforme a presença e condições de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, entre outras, são fatores de risco. A medicina não é uma ciência exata e, portanto, todos os procedimentos possuem riscos de complicações em maior ou menor grau, dependendo da sua atual situação de saúde. Os riscos provenientes da Mamoplastia de Aumento são apresentados e explicados em detalhes pelo cirurgião e a decisão de se submeter à cirurgia é pessoal. É você quem decide se os benefícios são aceitáveis mediante os riscos e complicações potenciais da cirurgia. Após a orientação e esclarecimento das dúvidas, você assinará o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter, ciente dos riscos ou complicações potenciais.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES PRÉ-CIRÚRGICAS

Ao escolher o implante, o tamanho e a forma dos seios são importantes. O tipo e o tamanho do implante são determinados não apenas pelo seu desejo de aumento no tamanho, mas, também, pela elasticidade da pele, anatomia e tipo físico. Os implantes de silicone são preenchidos com gel e têm a textura muito parecida com o tecido natural da mama. As opções de incisão incluem: incisão inframamária; incisão transaxilar; e, incisão periareolar. As incisões são feitas em áreas discretas para ajudar a minimizar a visibilidade da cicatriz. O método para inserir e posicionar os implantes depende do tipo de implante, do volume pretendido, de particularidades anatômicas e de recomendações do cirurgião. Tipo de incisão e implante definidos, determina-se o local onde a prótese mamária será inserida: sobre o músculo peitoral (colocação submuscular), ou diretamente atrás do tecido mamário, sobre o músculo peitoral (colocação submamária/subglandular).

As cirurgias são agendadas com antecedência e confirmadas na véspera pela equipe de atendimento, que relembra os procedimentos pré-operatórios que devem ser realizados desde o dia anterior. No dia da cirurgia, você deve chegar no horário informado para que o processo de internação seja realizado com calma, pois é necessário o preenchimento de alguns documentos pertinentes. Após esses processos, você será direcionada às acomodações que já estarão preparadas. O procedimento começa com o auxílio da nossa equipe de enfermagem que irá prepará-la e encaminhá-la para o centro cirúrgico, onde são realizadas as orientações e tiradas fotos pré-operatórias. Para seu conforto, o início se dá com sedação administrada pela equipe de anestesistas. A anestesia pode ser local com sedação, peridural ou geral. Com o processo anestésico concluído, inicia-se a cirurgia que irá realizar através de incisões o implante da prótese mamária. Concluindo o procedimento, as incisões são fechadas com suturas por camadas no tecido da mama e colas ou adesivos. Logo em seguida, você será encaminhada à sala de recuperação anestésica.

Dada saída do centro cirúrgico, você será encaminhada para a sala de recuperação, onde iremos monitorá-la até que os efeitos da anestesia tenham encerrado. Lá você receberá alta da nossa equipe médica para que possa ser encaminhada ao quarto, onde será acompanhada e assistida pela nossa equipe de enfermagem até a sua alta de internação, que geralmente dura de um a dois dias. Mediante alta, você será direcionada à nossa equipe de atendimento, onde receberá informações de como cuidar do local da cirurgia, e quais os medicamentos que devem ser aplicados na cicatriz e tomados via oral ou venoso, dependendo do caso. Será também agendada a data de seu retorno para retirada dos pontos e acompanhamento da evolução do pós-operatório. Os procedimentos e medicamentos receitados pelo cirurgião devem ser seguidos corretamente, a fim de que ajudem no processo de cicatrização e redução dos riscos de infecções e complicações. O pós-operatório da Mamoplastia de Aumento costuma ser tranquilo e pouco doloroso. Porém, você poderá sentir incomodo e inchaço por algumas semanas. Deve-se evitar esforços com os braços por um mês. Exercício físico e atividades normais serão liberados seguindo orientação do cirurgião plástico.

O inchaço pós-cirúrgico logo diminui e os resultados são imediatamente visíveis. Porém, é importante saber que os resultados desse procedimento não são permanentes e os mesmos podem exigir substituição da prótese ao longo da vida. Com o tempo, seus seios podem mudar devido ao envelhecimento, às oscilações de peso, a fatores hormonais e à gravidade. Se, depois de alguns anos, você se tornar insatisfeita com a aparência de seus seios, você pode optar por se submeter a um procedimento de Lifting de Mama ou troca. A troca das próteses é recomendável para se evitar o desgaste das mesmas. Devido à crescente qualidade das próteses, estima-se que a troca deve ser realizada em torno de 20 anos. Exames de ultrassom ou de ressonância magnética podem avaliar a condição do seu implante mamário.