PRÓTESE DE PANTURRILHA


Cirurgia de aumento das pernas

O QUE É “PRÓTESE DE PANTURRILHA”?

A cirurgia de aumento das pernas é realizada para aumentar a panturrilha e a região femoral através da colocação de implante de silicone, proporcionando resultados de melhora no contorno corporal. A Prótese de Panturrilha é indicada para pacientes que apresentam pouca projeção na região, mais conhecida como “batata da perna”. Ao aumentar o volume dessa região, torna mais harmônico o contorno das pernas em relação às coxas. A projeção produzida pela prótese de panturrilha é posterior e lateral, ou seja, a “batata da perna” terá seu volume aumentado para trás da tíbia (canela) e para o meio, reduzindo o espaço entre as duas pernas.

EXISTEM RISCOS?

Estar muito acima do peso ou não estar em boas condições clínicas, como com infecção vigente, problema de coagulação, doença em algum órgão importante ou ter risco cirúrgico alto, conforme a presença e condições de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, entre outras, são fatores de risco. A medicina não é uma ciência exata e, portanto, todos os procedimentos possuem riscos de complicações em maior ou menor grau, dependendo da sua atual situação de saúde. Os riscos provenientes da Prótese de Panturrilha são apresentados e explicados em detalhes pelo cirurgião e a decisão de se submeter à cirurgia é pessoal. É você quem decide se os benefícios são aceitáveis mediante os riscos e complicações potenciais da cirurgia. Após a orientação e esclarecimento das dúvidas, você assinará o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter, ciente dos riscos ou complicações potenciais.

COMO É A CIRURGIA?

As cirurgias são agendadas com antecedência e confirmadas na véspera pela equipe de atendimento, que relembra os procedimentos pré-operatórios que devem ser realizados desde o dia anterior. No dia da cirurgia, você deve chegar no horário informado para que o processo de internação seja realizado com calma, pois é necessário o preenchimento de alguns documentos pertinentes. Após esse processo, você será direcionado às acomodações que já estarão preparadas. O procedimento começa com o auxílio da nossa equipe de enfermagem que irá prepará-lo e encaminhá-lo para o centro cirúrgico, onde são realizadas as orientações e tiradas fotos pré-operatórias. Para seu conforto, o início se dá com sedação administrada pela equipe de anestesistas. Geralmente, a anestesia é peridural, podendo ser anestesia geral. Com o processo anestésico concluído, inicia-se a cirurgia que irá realizar através de incisões o implante da prótese de panturrilha. A incisão é feita na dobra posterior do joelho. Abre-se a fáscia muscular (capa que envolve o músculo), coloca-se a prótese entre a fáscia e o músculo e costura-se a fáscia e a pele. A incisão é fechada e logo em seguida, você será encaminhado à sala de recuperação anestésica.

E A RECUPERAÇÃO?

Dada saída do centro cirúrgico, você será encaminhado para a sala de recuperação, onde iremos monitorá-lo até que os efeitos da anestesia tenham encerrado. Lá você receberá alta da nossa equipe médica para que possa ser encaminhado ao quarto, onde será acompanhado e assistido pela nossa equipe de enfermagem até a sua alta de internação, que geralmente dura de um a dois dias. Mediante alta, você será direcionado à nossa equipe de atendimento, onde receberá informações de como cuidar do local da cirurgia, e quais os medicamentos que devem ser aplicados na cicatriz e tomados via oral ou venoso, dependendo do caso. Será também agendada a data de seu retorno para retirada dos pontos e acompanhamento da evolução do pós-operatório. Os procedimentos e medicamentos receitados pelo cirurgião devem ser seguidos corretamente, a fim de que ajudem no processo de cicatrização e redução dos riscos de infecções e complicações. O pós-operatório da Cirurgia de Aumento das Pernas costuma ser tranquilo e pouco doloroso. É comum um pouco de dor somente nos dois primeiros dias. Deve-se evitar andar muito e subir escadas. A retomada aos exercícios físicos deve acontecer somente após dois meses da colocação da prótese. Uma meia elástica deverá ser usada por pelo menos 30 dias.

QUANDO OS RESULTADOS SERÃO VISÍVEIS? E ELES SERÃO PERMANENTES?

Os resultados desse procedimento cirúrgico são notáveis imediatamente. Com dois meses a forma já estará praticamente pronta. Porém, é importante lembrar que a troca das próteses é recomendável para se evitar o desgaste das mesmas. Devido à crescente qualidade das próteses, estima-se que a troca deve ser realizada em torno de 20 anos. Exames de ultrassom ou de ressonância magnética podem avaliar a condição do seu implante.