DERMOABRASÃO OU PEELING CIRÚRGICO


Correção das imperfeições da pele, tais como cicatrizes de acne e rugas faciais

O QUE É "DERMOABRASÃO"?

Dermoabrasão ou Peeling Cirúrgico é um procedimento no qual ajuda a refinar as camadas superficiais da pele por meio de um método controlado de raspagem cirúrgica. O tratamento suaviza as irregularidades da superfície, dando à pele uma aparência mais suave. A Dermoabrasão é mais frequentemente utilizada para melhorar a aparência da pele da face com cicatrizes de acidentes ou de cirurgias prévias, bem como para suavizar rugas faciais superficiais, tais como aquelas ao redor da boca. O procedimento também pode ser usado para remover tumores pré-cancerígenos, denominados queratoses, e cicatrizes profundas de acne. O procedimento pode ser realizado em pequenas áreas da pele ou sobre toda a face. Quando foi inicialmente desenvolvida, a Dermoabrasão foi usada predominantemente para melhorar cicatrizes resultantes da acne, catapora, e acidentes. Hoje, ela também é usada para tratar outros tipos de alterações da pele, como tatuagens, manchas da idade e alterações causadas pelo dano solar crônico.

O QUE A DERMOABRASÃO NÃO FAZ?

É importante pontuar que a Dermoabrasão não permite esperar eliminar ou melhorar todas as cicatrizes em todos os pacientes. Algumas cicatrizes requerem o uso de outros procedimentos para obter melhores resultados. Isso inclui remoção cirúrgica cuidadosa de cicatrizes, seguida por pequenos enxertos de pele ou suturas.

EXISTEM RISCOS?

O risco mais comum desse procedimento é a alteração na pigmentação da pele. Escurecimento permanente da pele pode ocorrer em alguns pacientes devido à exposição ao sol, nos dias, ou meses, após o procedimento. Por sua vez, alguns pacientes acham que a pele tratada fica mais clara. Pode ser que surjam pequenas espinhas após o procedimento, desaparecendo com o tempo, ou com o uso de esponja abrasiva ou sabonete. Pode ser, também, que os poros da pele dilatem, retornando, geralmente, ao tamanho normal com a diminuição do inchaço. Mesmo ocorrendo raramente, infecção e cicatrizes podem acontecer. Alguns indivíduos desenvolvem tecidos de cicatrização em excesso (quelóide ou cicatriz hipertrófica), que podem ser tratados com aplicação ou injeção de corticóide para suavizar a cicatriz. Os riscos podem ser reduzidos se as orientações dadas pelo cirurgião forem seguidas corretamente. Antes da cirurgia, é feito um histórico e um exame cuidadoso do paciente, para avaliar as condições da pele. O cirurgião dermatológico descreve os tipos de anestesia que serão usados, o procedimento e os resultados realistas que podem ser esperados. O médico também revisa tratamentos alternativos, e explica sobre possíveis riscos e complicações.

COMO É O PROCEDIMENTO?

A Dermoabrasão pode ser realizada sob anestesia local, adormecendo a área tratada, juntamente com um sedativo para relaxar. Você permanecerá acordado, no entanto, relaxado, e sentirá o mínimo desconforto. Em casos mais severos, o cirurgião pode preferir usar anestesia geral. O procedimento geralmente leva de alguns minutos a uma hora e meia, dependendo da extensão da área de pele envolvida. Não é incomum o procedimento ser executado mais de uma vez, em especial, quando a cicatriz é profunda ou grande área de pele está envolvida. No procedimento, o cirurgião raspa a camada mais superficial da pele com uma escova metálica áspera ou um instrumental contendo partículas de diamante, ligados a um cabo motorizado. A raspagem continua até que o cirurgião alcance o nível mais seguro, deixando as cicatrizes menos visíveis.

E A RECUPERAÇÃO?

Logo após o procedimento, a pele fica bastante vermelha e inchada, assim, comer e falar pode ser difícil. Provavelmente, você sentirá um pouco de formigamento, queimação ou dor, que podem ser controlados com medicamentos prescritos pelo cirurgião. O inchaço começará a diminuir dentro de alguns dias a uma semana. O cirurgião pode recomendar uma pomada para aliviar o desconforto e lhe dará orientações detalhadas sobre como cuidar de sua pele após a cirurgia. Para os homens, cuidados especiais incluem postergar o barbear e usar um barbeador elétrico ao fazer a barba, pela primeira vez, após a cirurgia. Compressas especiais e aplicação de emolientes ajudam a acelerar a recuperação da pele Sua nova pele ficará um pouco inchada, sensível e terá aparência rosada por várias semanas. Durante esse tempo, você pode, gradualmente, retomar suas atividades normais. Você poderá retornar ao trabalho dentro de duas semanas. É aconselhável evitar por pelo menos duas semanas qualquer atividade que possa causar colisão com o seu rosto. Esportes mais ativos (especialmente aqueles que envolvem bola) devem ser evitados de quatro a seis semanas. Se você pratica natação, opte por nadar em piscina coberta para evitar sol e vento, e mantenha seu rosto fora de água que contenha cloro por, pelo menos, quatro semanas. Levará, no mínimo, de três a quatro semanas, até que possa ingerir bebida alcoólica. Sobretudo, é importante que proteja sua pele do sol até que haja pigmentação na pele, o que leva, aproximadamente, de seis a doze meses.

QUANDO OS RESULTADOS SERÃO VISÍVEIS? E ELES SERÃO PERMANENTES?

Tratamentos de refinamento da pele oferecem grandes melhorias à pele, no entanto, levará certo tempo até que os resultados finais apareçam. O rosado da pele vai demorar cerca de três meses para desaparecer. Enquanto isso, provavelmente, você terá de usar maquiagem antialérgica. Quando a nova pele estiver totalmente repigmentada, a cor deve aproximar-se da pele circundante, tornando o procedimento praticamente indetectável.