DERMOLIPECTOMIA FEMORAL


Cirurgia das coxas

O QUE É “DERMOLIPECTOMIA FEMORAL”?

Após grandes emagrecimentos ou alternância de períodos de ganho e perda de peso, é comum que ocorra um abaulamento flácido na porção interna das coxas. Isso se deve ao excesso de pele formado pelo estiramento dessa região durante o período de sobrepeso. Devido a pele interna da coxa ser relativamente fina, ela não contrai o suficiente após a perda ponderal, acarretando o excesso de pele local. A Dermolipectomia Femoral visa retirar o excesso de gordura e pele, proporcionando um contorno da coxa mais natural e menos flácido. É indicada para reduzir excesso de pele e gordura da região das coxas e glúteo, proporcionando contorno da perna mais natural, deixando-a menos flácida. Realizada com muita frequência após grandes perdas de peso.

EXISTEM RISCOS?

Estar muito acima do peso ou não estar em boas condições clínicas, como com infecção vigente, problema de coagulação, doença em algum órgão importante ou ter risco cirúrgico alto, conforme a presença e condições de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, entre outras, são fatores de risco. A medicina não é uma ciência exata e, portanto, todos os procedimentos possuem riscos de complicações em maior ou menor grau, dependendo da sua atual situação de saúde. Os riscos provenientes da Dermolipectomia Femoral são apresentados e explicados em detalhes pelo cirurgião e a decisão de se submeter à cirurgia é pessoal. É você quem decide se os benefícios são aceitáveis mediante os riscos e complicações potenciais da cirurgia. Após a orientação e esclarecimento das dúvidas, você assinará o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter, ciente dos riscos ou complicações potenciais.

COMO É A CIRURGIA?

As cirurgias são agendadas com antecedência e confirmadas na véspera pela equipe de atendimento, que relembra os procedimentos pré-operatórios que devem ser realizados desde o dia anterior. No dia da cirurgia, você deve chegar no horário informado para que o processo de internação seja realizado com calma, pois é necessário o preenchimento de alguns documentos pertinentes. Após esse processo, você será direcionado às acomodações que já estarão preparadas. O procedimento começa com o auxílio da nossa equipe de enfermagem que irá prepará-lo e encaminhá-lo para o centro cirúrgico, onde são realizadas as orientações e tiradas fotos pré-operatórias. Para seu conforto, o início se dá com sedação administrada pela equipe de anestesistas. Geralmente, a anestesia é peridural, podendo ser anestesia geral. Com o processo anestésico concluído, inicia-se a cirurgia que irá realizar incisão para a remoção do excesso de gordura e pele na região das coxas. A conclusão do procedimento ocorre com a sutura da incisão cirúrgica e dos curativos. Logo em seguida, você será encaminhado à sala de recuperação anestésica.

E A RECUPERAÇÃO?

Dada saída do centro cirúrgico, você será encaminhado para a sala de recuperação, onde iremos monitorá-lo até que os efeitos da anestesia tenham encerrado. Lá você receberá alta da nossa equipe médica para que possa ser encaminhado ao quarto, onde será acompanhado e assistido pela nossa equipe de enfermagem até a sua alta de internação, que geralmente dura de um a dois dias. Mediante alta, você será direcionado à nossa equipe de atendimento, onde receberá informações de como cuidar do local da cirurgia, e quais os medicamentos que devem ser aplicados na cicatriz e tomados via oral ou venoso, dependendo do caso. Será também agendada a data de seu retorno para retirada dos pontos e acompanhamento da evolução do pós-operatório. Os procedimentos e medicamentos receitados pelo cirurgião devem ser seguidos corretamente, a fim de que ajudem no processo de cicatrização e redução dos riscos de infecções e complicações. Deve-se evitar o excesso de movimentos, principalmente abrir muito as pernas, visto que a cicatriz se encontra próximo a virilha e será forçada, nesses casos. A tração natural exercida na cicatriz pelo andar e pela gravidade, leva-a a apresentar um alargamento nos primeiros meses. Quanto menor for a tração, menor será seu alargamento.

QUANDO OS RESULTADOS SERÃO VISÍVEIS? E ELES SERÃO PARMANENTES?

Nos primeiros meses, a raiz da coxa apresenta uma insensibilidade relativa, além de estar sujeita a períodos de “inchaço”, que regride espontaneamente. Os resultados desse procedimento são atingidos após 6 meses, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz. Com o decorrer desse tempo, atinge-se gradativamente o resultado definitivo. A permanência dos resultados depende do controle de peso do paciente, com exercícios físicos e alimentação saudável.