LIPOASPIRAÇÃO OU LIPOESCULTURA


Retirada de gordura localizada

O QUE É “LIPOASPIRAÇÃO”?

Apesar de boa saúde e da prática de exercício físico, algumas pessoas podem, ainda, ter um corpo com contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada. Isso pode ocorrer devido às características genéticas, à falta de controle do peso ou de atividade física. A cirurgia de Lipoaspiração (ou Lipoescultura) remodela áreas específicas do corpo, removendo o excesso de depósitos de gordura, melhorando os contornos do corpo e a proporção. Esse procedimento pode ser usado para tratar acúmulos de gordura em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos. Em alguns casos, a Lipoaspiração é realizada isoladamente, e em demais casos, ela é usada com alguns outros procedimentos, como a Redução de Mama ou a Abdominoplastia, por exemplo.

O QUE A LIPOASPIRAÇÃO NÃO FAZ?

A Lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade e não substitui a prática de exercícios físicos e bons hábitos alimentares.

EXISTEM RISCOS?

Estar muito acima do peso ou não estar em boas condições clínicas, como com infecção vigente, problema de coagulação, doença em algum órgão importante ou ter risco cirúrgico alto, conforme a presença e condições de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, entre outras, são fatores de risco. A medicina não é uma ciência exata e, portanto, todos os procedimentos possuem riscos de complicações em maior ou menor grau, dependendo da sua atual situação de saúde. Os riscos provenientes da Lipoaspiração são apresentados e explicados em detalhes pelo cirurgião e a decisão de se submeter à cirurgia é pessoal. É você quem decide se os benefícios são aceitáveis mediante os riscos e complicações potenciais da cirurgia. Após a orientação e esclarecimento das dúvidas, você assinará o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter, ciente dos riscos ou complicações potenciais.

COMO É A CIRURGIA?

As cirurgias são agendadas com antecedência e confirmadas na véspera pela equipe de atendimento, que relembra os procedimentos pré-operatórios que devem ser realizados desde o dia anterior. No dia da cirurgia, você deve chegar no horário informado para que o processo de internação seja realizado com calma, pois é necessário o preenchimento de alguns documentos pertinentes. Após esse processo, você será direcionado às acomodações que já estarão preparadas. O procedimento começa com o auxílio da nossa equipe de enfermagem que irá prepará-lo e encaminhá-lo para o centro cirúrgico, onde são realizadas as orientações e tiradas fotos pré-operatórias. Para seu conforto, o início se dá com sedação administrada pela equipe de anestesistas. Geralmente, a sedação é intravenosa, podendo ser utilizada a geral em casos específicos. Com o processo anestésico concluído, inicia-se a cirurgia que irá realizar através de pequenas incisões, imperceptíveis, a remoção do excesso de gordura. Com a utilização controlada de uma cânula (tubo oco fino), ligada a um aspirador cirúrgico ou seringa, a gordura é descolada e aspirada para fora do corpo. A conclusão do procedimento ocorre com a sutura da incisão cirúrgica e dos curativos. Logo em seguida, você será encaminhado à sala de recuperação anestésica.

E A RECUPERAÇÃO?

Após a cirurgia, serão realizados curativos sobre as incisões e você deverá utilizar uma bandagem elástica de compressão para minimizar o inchaço e comprimir a pele. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e fluído que possam acumular. Dada saída do centro cirúrgico, você será encaminhado para a sala de recuperação, onde iremos monitorá-lo até que os efeitos da anestesia tenham encerrado. Lá você receberá alta da nossa equipe médica para que possa ser encaminhado ao quarto, onde será acompanhado e assistido pela nossa equipe de enfermagem até a sua alta de internação, que geralmente dura um dia. Mediante alta, você será direcionado à nossa equipe de atendimento, onde receberá informações de como cuidar do local da cirurgia, e quais os medicamentos que devem ser aplicados na cicatriz e tomados via oral ou venoso, dependendo do caso. Será também agendada a data de seu retorno para retirada dos pontos e acompanhamento da evolução do pós-operatório. Os procedimentos e medicamentos receitados pelo cirurgião devem ser seguidos corretamente, a fim de que ajudem no processo de cicatrização e redução dos riscos de infecções e complicações. É indicada uma semana de repouso. Geralmente há edema (inchaço) e equimoses (manchas roxas), que se resolvem sozinhos em 21 dias, na maioria dos casos. Durante o primeiro mês depois do procedimento cirúrgico, o paciente apresenta notável melhora do edema, quando então passa a notar endurecimento na área operada, decorrente da cicatrização interna. Esse endurecimento melhora progressivamente durante o segundo e terceiro meses, época na qual ocorre uma maior retratação da pele. Uma cinta elástica deve ser usada por um mês e meio e são indicados drenagem linfática e ultrassom a partir do sétimo dia da cirurgia, no intuito de acelerar a recuperação, reduzir o inchaço e o endurecimento.

QUANDO OS RESULTADOS SERÃO VISÍVEIS? E ELES SERÃO PERMANENTES?

A melhora do contorno corporal será aparente quando o inchaço e a retenção de líquido diminuírem. Com práticas contínuas de dieta saudável e de atividade física, o novo contorno deve ser preservado. No entanto, ganho de peso substancial pode alterar o resultado obtido com a cirurgia. Ou seja, é muito importante que o paciente mantenha o hábito de praticar exercícios físicos regularmente. O resultado definitivo da Lipoaspiração se dá após 6 meses.